05/10/2023 às 18h01min - Atualizada em 06/10/2023 às 00h02min

Você sabe o que o Médico da Família faz?

Conheça a especialidade

TKS Comunicação
Imagem de Freepik


A medicina da família é uma especialidade médica e, para atuar em prol da família e comunidade, o especialista precisa, após a faculdade, fazer residência na área e/ou realizar uma prova de titulação.  

Um Médico da Família pode atuar em diversos cenários do setor público ou privado, realizando atendimentos em hospitais, gestão de serviços de saúde, ambulatórios, domiciliar, ensino e pesquisas. Um médico de saúde da família atua na clínica geral, saúde do idoso, saúde do trabalhador, saúde da criança, acompanhamento clínico do pré -natal e saúde da mulher.

Diferente de um clínico geral, que faz o acompanhamento de adultos e idosos, a medicina da família faz o acompanhamento de todos os integrantes de um lar, do bebê ao idoso.

A Dra. Mayara Figueiredo, Médica da Família em Carpina e Recife, reforça sobre a área que atua: “O médico da família é o profissional dedicado a cuidar de pessoas, independentemente de idade, gênero ou dos sintomas que apresentam. Em outras palavras, ele não se limita ao cuidado de partes específicas do corpo, mas da saúde como um todo, de todos os integrantes da família, desde os recém nascidos aos idosos. Também apto a fazer o acompanhamento clínico de gestantes e puérperas. É um médico especialista nas particularidades de cada indivíduo inserido na sociedade, em seu ambiente familiar, no trabalho e em cada uma das esferas da sua vida. Trabalhando na manutenção da saúde e prevenção de doenças, diagnóstico precoce de patologias e tratamento de todos os sistemas do corpo humano.”

Sobre a melhor maneira que um Médico da Família  pode contribuir para a saúde, a Dra. afirma que: “Por fazer o acompanhamento de todos os membros da casa, nós temos o diferencial de estudar e perceber nuances e detalhes intrínsecos àquela família, podendo trabalhar na prevenção de agravos e doenças e no rastreio e diagnóstico precoces e individualizados”. Em relação às enfermidades e tratamentos, é possível tratar a maioria das doenças do dia a dia, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, infecções virais ou bacterianas em adultos, crianças ou idosos, problemas tireoidianos, acompanhamento de rotina de crianças, acompanhamento clínico de gestantes de baixo risco e nas gestantes de alto risco, fazer o acompanhamento conjunto com o obstetra, dor crônica, ansiedade e depressão em graus menos avançados, entre tantas outras doenças. 

Quando se trata de saúde, é necessário que todos os especialistas tenham um excelente relacionamento para que, juntos, possam fazer o melhor pelo paciente. “O médico da família é responsável por realizar o diagnóstico precoce e o tratamento de todas as doenças em seus estágios iniciais, encaminhando ao especialista, quando necessário, as doenças mais avançadas.” relata a Dra. Mayara.

No geral, o Médico da Família tem plena capacidade de cuidar de todos os pacientes em todas as fases de sua vida, sendo possível ter um único médico para toda a vida, estreitando laços de confiança e cuidados. “O médico da família tem exatamente esse propósito, de ser o médico de referência para você e todos de sua casa, para toda a vida. Iniciar desde as crianças, para que elas cresçam saudáveis e prevenir patologias no futuro e, também, cuidar dos adultos e idosos para um envelhecimento saudável” finaliza a Dra. Mayara Figueiredo, Médica da Família.

Sobre a Dra. Mayara Figueiredo:

Médica formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atua em Medicina de Família e Comunidade e plantões em emergência pediátrica. Seu maior objetivo é cuidar de pessoas, em suas particularidades, respeitando e acolhendo todas as pessoas.

Saiba mais em: @dramayarafigueiredo

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!