06/10/2023 às 09h28min - Atualizada em 07/10/2023 às 00h01min

BorgWarner Expõe Sistema de Baterias e Motor Elétrico Gerador no Veículo Elétrico Latino-Americano

Marcelo Rezende, diretor da companhia, é palestrante no C-MOVE, congresso do evento

Amanda Caires
Estande da BorgWarner no Veículo Elétrico Latino-Americano - Foto: Divulgação


A BorgWarner está participando como expositora e patrocinadora no Veículo Elétrico Latino-Americano, evento também conhecido como o “Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes”.  A companhia será um dos principais destaques da feira e apresentará o sistema de bateria de ultra-alta energia (UHE), que é produzido em Piracicaba (SP).

O componente, que é fornecido para o Chassi do Ônibus Elétrico da Mercedes-Benz, pesa 500 kg e mede 1,80 m x 70 cm. “Esse modelo possui alta densidade energética, ou seja, tem uma grande capacidade de armazenamento de energia por quilograma. O componente será apresentado junto com os seus complementos: o BMS (Sistema de Gerenciamento da bateria), o Junction box (módulos de conexão entre as baterias), o DCCU (Unidade de recarga de corrente direta) e o EDCU (Unidade eletrônica de controle)”, conta Marcelo Rezende, Diretor para Sistemas de Baterias da BorgWarner no Brasil.

O motor elétrico gerador de energia HVH também será mostrado ao público. Voltado para veículos híbridos e elétricos, o componente é potente, gera energia e tem eficiência energética de 95%. Atualmente, mais de 100 mil veículos em todo o mundo utilizam esse motor.

De acordo com Rezende, o design compacto do produto tem estrutura de enrolamento de condutor otimizada, que encurta o motor, tornando-o adequado para um espaço de instalação menor. “O desenho do modelo também melhora a eficiência nos principais ciclos de acionamento”, acrescenta o executivo.

O motor HVH está disponível em várias configurações de empilhamento, resfriamento e enrolamento, sendo como motores totalmente alojados ou conjuntos de rotor/estator, oferecendo máxima flexibilidade para os clientes. Neste momento, o produto não é fabricado no Brasil.

MARCELO REZENDE É PALESTRANTE DO C-MOVE

O Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-Move) está acontecendo simultaneamente à feira. Marcelo Rezende está participando como palestrante no painel “Presente, passado e futuro das baterias no Brasil”, que acontece no dia 6 de outubro, das 10h15 às 11h, na Sala 1.

Durante o debate, o executivo abordará os projetos da BorgWarner no território nacional para o fornecimento de sistemas de baterias elétricas. “A fábrica de sistemas de baterias da BorgWarner existe em apenas quatro lugares em todo o planeta e o Brasil foi escolhido como um dos locais de produção deste item”, afirma. “Com essa planta, praticamente reduzimos os impactos logísticos e fiscais nos processos de importação, também temos a tecnologia sendo manufaturada em solo brasileiro, compartilhada e multiplicada com profissionais locais, o que reflete na capacitação e autonomia da indústria nacional”, complementa.

Na avaliação do diretor, produzir no Brasil pode ser mais sustentável do que em muitas regiões do mundo, devido à matriz energética limpa do País. “Isso pode potencializar processos de manufatura modernos e pensados para serem sustentáveis em todo o elo da cadeia de produção”, afirma.

O Veículo Elétrico Latino-Americano está acontecendo entre os dias 5 e 7 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Já o C-Move ocorre apenas nos dias 5 e 6, das 9h às 18h.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!