11/10/2023 às 10h14min - Atualizada em 12/10/2023 às 00h02min

Dia Mundial da Visão: 7 dicas para você cuidar da sua

Até o ano de 2050, 61 milhões de pessoas em todo o mundo deixarão de enxergar

Harmonia Comunicação
Imagem de Freepik


O Dia Mundial da Visão é marcado anualmente na segunda quinta-feira de outubro e, este ano, será celebrado nesta quinta, 12. A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou a data visando alertar a população sobre as causas da cegueira no mundo, a fim de prevenir e tratar de modo mais eficaz doenças como catarata e glaucoma.

Segundo a Draª Bruna Guimarães Rohlfs Abras, oftalmologista do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, empresa do Grupo Opty, a data é muito importante. “O Dia Mundial da Visão serve para alertar as pessoas que elas não devem procurar um oftalmologista apenas quando elas sentirem alguma coisa no olho. Desde os primeiros anos de vida, as consultas deveriam ser regulares. E a partir dos 40 anos, o recomendado é que esta visita ao oftalmologista seja anual, porque é quando podemos detectar algumas doenças mais associadas à idade, como por exemplo, a catarata — doença responsável pela maior causa de cegueira reversível no mundo".

Segundo a OMS, cerca de 80% dos casos de cegueira seriam evitáveis se as principais doenças oculares fossem diagnosticadas a tempo e tratadas corretamente. Em Santa Catarina, de acordo com os dados do censo demográfico realizado pelo IBGE, mais de 174 mil pessoas possuem “grande dificuldade” visual, consideradas baixa visão, sendo que 40% dos catarinenses (2,8 milhões) usam óculos ou outro aparelho de auxílio para lidar com as dificuldades de visão. No que se refere às pessoas que “não conseguem de modo algum” enxergar, consideradas cegas, são cerca de 13 mil pessoas. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) calcula que surjam 550 mil novos casos da doença por ano no país. 

Um dado corroborado pela pesquisa do Grupo de Especialistas em Perda de Visão (VLEG), na revista The Lancet Global Health, projeta que, no ano de 2050, 61 milhões de pessoas em todo o mundo deixarão de enxergar.

Por mais que a visão seja algo tão fundamental, ainda falta muita conscientização no país, além de não haver a cultura de ir ao oftalmologista e cuidar dos olhos. Segundo pesquisa do Ibope, com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 34% dos brasileiros nunca se consultaram com um médico oftalmologista.

Veja a seguir sete dicas para prevenir a cegueira e cuidar bem da sua visão.

1 – Marque um exame oftalmológico

O exame oftalmológico pode detectar alterações precocemente e evitar um problema ocular futuro. Mesmo na ausência de sintomas, a melhor forma de prevenção é realizar consultas regulares ao oftalmologista.

 

2 – Use óculos de grau, se precisar

Para quem precisa, os óculos de grau ajudam a enxergar de forma mais nítida e diminuem o esforço excessivo da musculatura dos olhos, evitando o cansaço ocular e as dores de cabeça associadas. 

 

3 – Use óculos escuros em dias de sol forte

Óculos de sol com proteção UVA e UVB evitam que a radiação solar cause danos aos olhos. A exposição excessiva ao sol sem proteção pode causar problemas como catarata, pterígio, tumores oculares e doenças na retina.

 

4 – Use óculos de proteção durante atividades de risco

Uma importante causa de cegueira é o trauma ocular. Lesões oculares graves podem acontecer durante o trabalho em fábricas ou construção civil, na prática de alguns esportes ou em brincadeiras de criança com objetos pontiagudos.

 

5 – Conheça seu histórico familiar de problemas na visão

Várias doenças oculares são de origem hereditária, por isso são mais comuns quando há outras pessoas na família. Alguns exemplos são a miopia, o glaucoma, o ceratocone e diversas enfermidades genéticas da córnea e da retina.

 

6 – Estimule hábitos visuais saudáveis nas crianças para evitar a miopia

A miopia pode aumentar rapidamente em crianças, levando à alta miopia, uma condição associada a problemas graves como degeneração macular, descolamento de retina e glaucoma.

Para o desenvolvimento natural do olho e a prevenção da miopia, as crianças devem passar pelo menos duas horas por dia ao ar livre e evitar o uso prolongado de eletrônicos próximos aos olhos.

 

7 – Tenha hábitos de vida saudáveis

Praticar exercícios regularmente, manter uma dieta equilibrada e não fumar são hábitos saudáveis que reduzem muito o risco de doenças que podem afetar a visão, como hipertensão e diabetes. Se você tem essas condições, controle-as com o seu médico.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!