11/10/2023 às 15h23min - Atualizada em 14/10/2023 às 00h00min

Primeiro Festival Latino-Americano de Bandas no Conservatório de Tatuí promete semana intensa de música e intercâmbio

Evento acontecerá de 01 a 05 de novembro e trará artistas e bandas nacionais e internacionais para encontros, apresentações, oficinas e rodas de conversa sobre o universo da música

Adriana Monori
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí - Créditos: Peterson Paes


O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura – em parceria com a Visa promoverá, entre os dias 01 a 05 de novembro, a primeira edição do Festival Latino-Americano de Bandas. A programação do festival inclui uma série de ensaios, palestras, oficinas e concertos, que visam enriquecer o repertório musical dos participantes e proporcionar experiências de compartilhamento artístico. Para participar das palestras e oficinas, as pessoas interessadas deverão realizar sua inscrição até o próximo domingo, dia 15 de outubro, através do link. Já para os concertos, que serão realizados diariamente, o público deverá retirar os ingressos pela plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Dentre as atrações, destaca-se o intercâmbio entre as bandas convidadas, tanto nacionais quanto internacionais, e os grupos do Conservatório de Tatuí, formadas por estudantes sob orientação dos docentes da instituição. Com foco em repertórios latino-americanos, as bandas irão fazer uma residência de três dias em conjunto. A Orkestra Rumpilezz, de Salvador, se juntará à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí; a Banda Sinfônica de Villamaría, da Colômbia, se unirá à Banda Sinfônica Juvenil do Conservatório; a Orquestra Pernambucana de Frevo, ensaiará em conjunto com a Banda Jovem do Conservatório; e, também, o professor convidado, Joel Barbosa, entra na programação em conjunto com a Banda Infanto-Juvenil do Conservatório.
Paralelamente aos ensaios, a programação conta com palestras e oficinas que, além de proporcionar um contexto educacional e cultural para os participantes, promovem uma compreensão mais profunda a respeito da música latino-americana. No dia 02 de novembro, às 10h, o músico Joel Barbosa realizará uma palestra sobre práticas interpretativas. No horário do almoço, duas oficinas essenciais serão oferecidas, uma ministrada por Bruno Soares, primeiro trompete da banda do Hermeto Pascoal, abordando os cuidados básicos e manutenção de instrumentos de metal, e a outra conduzida por Érick Ariga, fagotista que foi chefe de naipe da Banda Sinfônica de São Paulo, enfocando nos instrumentos de madeira.
No mesmo período, Felipe Senna, compositor, maestro e pianista, oferecerá uma oficina sobre fundamentos do discurso musical na escrita criativa. A programação ainda trará a palestra de Nora Sarmoria, compositora, arranjadora, pianista e instrumentista argentina, sobre a música da América do Sul. Na manhã do terceiro dia, Carlos Jaime Gallego Sepúlveda falará sobre a música no programa de educação da Colômbia. Na sequência, a boliviana Camila Barrientos, primeiro clarinete da Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, abordará o tema do clarinete latino-americano. Além dessas, a Orquestra Pernambucana de Frevo e a Orkestra Rumpillez farão oficinas sobre as respectivas músicas, de Pernambuco e da Bahia.
O festival está aberto à educadores(as), professores(as), regentes, arranjadores e instrumentistas que não façam parte do Conservatório de Tatuí. O público geral, que tiver interesse em música, poderá assistir aos cinco concertos da programação. “Este evento não apenas celebra a diversidade e a riqueza das tradições musicais latino-americanas, como também proporciona um espaço para a troca de conhecimento, experiência e paixão pela música entre músicos de diferentes origens e gerações, com a América Latina em comum. É uma oportunidade para aprender, difundir e inspirar alunos a ampliar e conhecer novos caminhos na música”, afirma o coordenador artístico-pedagógico do festival, Felipe Senna.
Concertos
Para o público geral, os concertos do 1º Festival Latino-Americano de Bandas do Conservatório de Tatuí são o ponto alto do evento. Com uma programação repleta de talentosos músicos e bandas nacionais e internacionais, cada concerto é uma oportunidade de apreciar a diversidade musical da América Latina, desde as melodias vibrantes do frevo pernambucano até os ritmos cativantes da música baiana e as influências latinas. O Concerto de Abertura, trará a Banda Sinfônica de Tatuí sob a regência de Felipe Senna, com composições autorais do artista e arranjos de obras de compositores brasileiros. O segundo concerto, protagonizado pela Banda Sinfônica de Villamaría sob a regência de Guillermo Restrepo, mergulhará nas sonoridades latinas. Na terceira noite, a Banda Sinfônica Pernambucana de Frevo se unirá a Nilsinho Amarante, diretor do grupo, para uma celebração do frevo pernambucano. A Orkestra Rumpilezz encerrará o penúltimo dia com uma apresentação que reflete a rica música baiana e suas influências. Por fim, o concerto de encerramento reunirá todas as Bandas do Conservatório de Tatuí com os grupos convidados, consolidando a harmonia e a sinergia construídas ao longo da semana.

SERVIÇO
CONSERVATÓRIO DE TATUÍ
Data:
01 a 05 de novembro de 2023
Endereço: Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Inscrições: até o dia 15 de novembro
Entrada gratuita
Confira a programação: www.conservatoriodetatui.org.br/programacao
Ingressos: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com
 
 
**
Agradecemos ao patrocinador do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoia nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinador do Conservatório de Tatuí: Visa

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!