20/10/2023 às 11h29min - Atualizada em 22/10/2023 às 00h00min

7ª edição do Outubro Rosa Pet acontece, na próxima semana, na Unime

Ação gratuita será no dia 23 e terá avaliação clínica para cadelas e gatas com suspeita de câncer de mama

Camila Crepaldi
Divulgação


A campanha Outubro Rosa visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama e leva, principalmente as mulheres a intensificarem a rotina de exames para a detecção da neoplasia. Mas, vale lembrar que o tema também se aplica a cães e gatos, já que essa doença atinge grande parte desses pets no Brasil. 
 
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aponta que o câncer de mama atinge pelo menos 45% das cadelas. No caso das gatas, a doença atinge pelo menos 30% e cerca de 5% dos casos são diagnosticados como tumores malignos. Ainda segundo a pesquisa, 20% dos diagnósticos são tardios, o que, consequentemente, dificulta o tratamento. 
 
Com o objetivo de alertar tutores sobre a importância do diagnóstico precoce, a Unime Lauro de Freitas realizará uma ação gratuita, aberta à comunidade, no dia 23 de outubro, das 8h às 12h, no Hospital Veterinário da universidade. Além do atendimento aos pets, serão ministradas palestras informativas aos tutores alertando quanto à identificação de sinais que podem estar ligados ao câncer de mama em seus animais. 
 
Aline Quintela, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unime, enfatiza que a doença afeta cães e gatos, seja macho ou fêmea. Por isso, há necessidade de cuidados e, principalmente, de um diagnóstico precoce para tratar o problema o quanto antes. “A exposição a hormônios sexuais desempenha um papel significativo no desenvolvimento do câncer de mama em animais. Pets que não forma castrados têm risco ainda maior”, pontua a médica veterinária. 
 
Além das ações ao decorrer do ano, o Hospital Veterinário da Unime oferece serviços à comunidade, tais como consultas, atendimentos emergenciais, procedimentos simples e cirurgias de alta complexidade, com cobrança mínima de taxa social. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e entre 13h30 e 17h. 

 
Serviço: 
Ação Outubro Rosa Pet 
Data: 19 de outubro de 2022 
Horário: 8h às 12h 
Local: Hospital Veterinário Unime - Av. Luis Tarquínio Pontes, 600. Centro. Lauro de Freitas, BA 



Sobre a UNIME  
Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância.  Presente no estado da Bahia, presta inúmeros serviços à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina possui nota 5 no Ministério da Educação- MEC e oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. Para mais informações, acesse o site.


Camila Crepaldi 
[email protected]
(11) 99577-9020

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!