21/12/2023 às 15h09min - Atualizada em 22/12/2023 às 00h04min

A Resolução 6, do BACEN, como forma de mitigar fraudes durante as compras de fim de ano

*Por Arnaldo Thomaz Neto, country manager da BioCatch no Brasil

Flávia Pereira Rangel
BioCatch


Motivada pela crescente incidência de fraudes no sistema financeiro, a Resolução Conjunta nº 6/2023 do Banco Central do Brasil trouxe medidas significativas para aumentar a segurança bancária. Desde novembro deste ano, as instituições financeiras passam a ser obrigadas a compartilhar informações sobre indícios de fraudes entre si, o que aumenta a velocidade de ação dessas instituições e dificulta a operação de contas laranja. Com isso, mesmo com o aumento de transações financeiras motivadas pelas festas de fim de ano, essa temporada de compras se torna mais segura, com o compromisso estratégico do BACEN em fortalecer as defesas financeiras antifraudes.

De acordo com o levantamento da Febraban, o PIX emergiu como protagonista, representando impressionantes 93% das transações bancárias no primeiro semestre de 2023, transformando a dinâmica do comércio com sua eficiência notável. Entretanto, à medida que nos aproximamos da temporada festiva, os criminosos intensificam suas atividades, explorando o aumento no volume de transações para perpetrar golpes. Nesse contexto, a Resolução 06 se destaca como uma medida crucial, garantindo que os bancos compartilhem entre si informações sobre operações fraudulentas de cada instituição.

Além de estimular as instituições financeiras a investirem em ferramentas avançadas de combate a fraudes, ela coloca a detecção e prevenção de atividades fraudulentas no centro das prioridades. Isso, por sua vez, impulsiona o desenvolvimento de soluções tecnológicas capazes de identificar e neutralizar ameaças em tempo real, elevando a eficácia na proteção dos consumidores durante as compras de fim de ano. A conscientização dos consumidores sobre os riscos associados a golpes durante esse período torna-se, assim, um elemento crucial para construir uma cultura de prevenção.

No âmbito do combate às contas laranjas, frequentemente utilizadas por criminosos para atividades ilícitas, a solução incentiva o investimento em ferramentas que identificam e bloqueiam essas contas. O uso de tecnologias avançadas, como análise de padrões de comportamento e inteligência artificial, emerge como uma peça crucial na identificação e combate a essas práticas prejudiciais, evidenciando a abordagem proativa das instituições financeiras em proteger seus clientes.

Portanto, os avanços de mercado neste ano não apenas refletem o progresso tecnológico e as ações regulatórias, mas também ressaltam a importância estratégica da resolução na construção de um ambiente financeiro mais seguro. Esse compromisso coletivo, que envolve instituições financeiras fortalecendo suas defesas contra fraudes e clientes tornando-se mais conscientes, resulta na criação de um sistema financeiro robusto, capaz de resistir às ameaças crescentes e proporcionar uma experiência segura para todos os envolvidos, principalmente no período de fim de ano.

Sobre a BioCatch
A BioCatch é líder em biometria comportamental, uma tecnologia que utiliza o machine learning para analisar o comportamento digital físico e cognitivo, de modo a proteger os internautas. A missão da BioCatch é explorar o poder do comportamento e fornecer insights acionáveis para criar um mundo digital onde identidade, confiança e facilidade coexistam perfeitamente. Atualmente, a BioCatch tem mais de 25 dos 100 principais bancos globais como clientes que usam suas soluções para combater fraudes, impulsionar a transformação digital e acelerar o crescimento dos negócios. O Conselho de Inovação do Cliente da BioCatch, uma iniciativa liderada pelo setor, incluindo American Express, Barclays, Citi Ventures e National Australia Bank, ajuda a permitir que a empresa identifique maneiras criativas e inovadoras de alavancar os atributos exclusivos de comportamento para prevenção de fraudes. Com mais de uma década de análise de dados, mais de 80 patentes registradas e experiência incomparável, a BioCatch continua inovando para resolver os problemas de amanhã. Para mais informações, visite www.biocatch.com.

Informações sobre a BioCatch para a imprensa
RPMA Comunicação
[email protected]  
Michel Marechal - (11) 95896-9561
Flávia Rangel - (11) 99503-9161




 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Notícias Relacionadas »
Quer anunciar e
posicionar melhor
sua marca?
Clique para
divulgar já!🤝
Atendimento
Fale conosco pelo WhatsApp agora!