20/12/2023 às 17h26min - Atualizada em 22/12/2023 às 00h04min

Café a um clique: Nespresso aposta em compra 100% automatizada

Em parceria com a Blip, marca pioneira em cafés porcionados passou a vender cápsulas por WhatsApp conquistando conversão de clientes de 57,6%

Natalie da Cunha
Hercog Comunicação
Divulgação


“Uma experiência de compra tão simples quanto tomar um bom café”. Foi com essa proposta que a Nespresso, pioneira em cafés porcionados de qualidade sustentável, se aliou com a Blip, líder em conversas inteligentes entre marcas e consumidores nos principais aplicativos de mensagens para colocar em prática a venda de cápsulas via chatbot, facilitando ainda mais o processo de compra do consumidor. 

Duas estratégias de atração de audiência foram combinadas e trouxeram ótimos resultados para a marca, durante o mês do consumidor, celebrado em março: além das notificações ativas, que permitiram à Nespresso o disparo de comunicação com novidades e informações da marca via WhatsApp, o Click to WhatsApp, recurso utilizado via Facebook onde com apenas um clique o consumidor era levado automaticamente para uma conversa via ferramenta de mensageria, gerou conversão de 57,6% da etapa de pagamento à compra efetuada.

Durante a Black Friday 2022, intitulada Gifting Friday pela marca, a empresa conquistou 63,9% de conversão da etapa de pagamento à compra efetuada, enquanto durante a campanha de Natal do mesmo ano esse resultado atingiu 72,9%. “As pessoas querem essa comodidade de comprar por mensagem durante todo o ano, mas as datas sazonais se tornam ainda mais importantes. Ter um fluxo de vendas prático e eficiente, por meio de um canal que os brasileiros amam estar, é certeiro para fidelizar o consumidor. Pessoas buscam por isso: experiências de compras tão fáceis quanto uma conversa”, afirma Luiz Marcelo Santos Junior, Diretor da Unidade de Negócios de Retail, Auto & Health na Blip.

Com a solução implementada, a Nespresso passou a ter todo o processo de compra automatizada, mas sempre com a possibilidade de o consumidor ser atendido por um consultor a qualquer momento. “Para nós, é importante pensar na experiência do consumidor em todos os canais de compra e com toda comodidade possível. Acreditamos que geramos mais valor com a autonomia do nosso público na hora da compra e por meio do contato inteligente que desenvolvemos junto com a Blip conseguimos esse encantamento”, afirma Vinícius Ferraraz, gerente de relacionamento de Nespresso. 

Além do aperfeiçoamento do fluxo de vendas, foi implementado o recurso de catálogo, para a exposição dos produtos de forma visual e intuitiva. Um assistente virtual também foi desenvolvido para auxiliar os usuários em toda a jornada de compra.

SOBRE BLIP

Conhecida anteriormente como Take Blip, a plataforma Blip é líder em conversas inteligentes entre marcas e consumidores nos principais aplicativos de mensagem. Fundada em 1999, a companhia tem uma história de pioneirismo e protagonismo na internet móvel no Brasil. Em 2020, recebeu um aporte de US$100 milhões do Warburg Pincus que, na época, foi o maior aporte Série A da história do mercado de investimentos do Brasil. Em 2022, recebeu um aporte Série B, também do Warburg Pincus, no valor de US$70 milhões. Atualmente, ajuda diversas empresas, como Dell, GM, Itaú, Coca-Cola, Stellantis, Claro e outras, a vender, engajar e se relacionar com os clientes de forma segura e completa  em canais como WhatsApp Business API, Telegram, Instagram, Messenger, Google Business Messages, Google RCS, Apple Messages for Business, SMS e outros. A empresa foi eleita por 5 anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work. Mais informações em https://blip.ai/ 

SOBRE A NESPRESSO

A Nestlé Nespresso SA é pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade sustentável. A empresa trabalha com mais de 150.000 agricultores em 15 países por meio de seu Programa AAA de Qualidade Sustentável™ para incorporar práticas de sustentabilidade nas fazendas e nas paisagens. A marca tem investido na economia circular e na reciclagem de cápsulas, possui aproximadamente 300 pontos de coleta no Brasil e oferece uma solução de reciclagem para todos os clientes brasileiros. Todas as informações sobre a Nespresso e o compromisso com sustentabilidade podem ser encontradas no site.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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